Elétrica
Fazer a manutenção do sistema elétrico do seu veículo é essencial para evitar prejuízos e surpresas desagradáveis no trânsito, que podem resultar em grandes transtornos e até em multas. Para que esse tipo de situação seja evitada, a revisão periódica dos itens que listaremos abaixo é primordial:
- Bateria: é ela que alimenta todo o sistema elétrico do veículo. Em média, a vida útil da bateria é de três a quatro anos, variando de fabricante e circunstância de uso. A recomendação é que leve o seu carro em sua oficina especializada de confiança pelo menos uma vez ao ano, lá serão realizados os testes que atestarão a necessidade ou não de troca.
- Alternador: assim como a bateria, o alternador é peça chave no funcionamento do veículo, ele é responsável por transformar a energia mecânica em elétrica, necessária para carregar a bateria e alimentar todos os componentes, entre eles o sistema de ignição.
- Iluminação: fazer a verificação das lâmpadas dos faróis e das lanternas é fundamental para garantir a sua segurança e a dos demais motoristas. A duração das lâmpadas deve ser de no mínimo 700 horas, de acordo com a norma internacional. Porém, fabricantes como a Philips, recomendam que a troca seja feita a cada dois anos. Tudo isso para garantir que o motorista não tenha problema durante uma viagem ou percurso.
- Luzes de sinalização: a recomendação é que devem ser substituídas anualmente, por serem frequentemente utilizadas. Se você acionou a luz de sinalização e o sinal do painel piscou de forma mais rápida do que o normal, significa que uma das lâmpadas do sistema já não funciona mais, efetue a troca de imediato, assim você evita acidentes.
- Periféricos: itens de conforto como vidros e travas elétricas também merecem manutenção periódica. Leve o seu veículo pelo menos uma vez ao ano para efetuar a revisão desses componentes, afinal você não quer deixar o carro destravado na rua ou pegar uma chuva forte e não conseguir fechar os vidros, certo? Então, faça a revisão preventiva. A instalação de recursos como alarmes e sistema de som que não vieram de fábrica devem ser feitas em empresas especializados, pois o procedimento realizado incorretamente pode sobrecarregar a bateria, diminuindo a sua vida útil.